O Golpista do Tinder, uma verdeira aula de enganação

Fonte: divulgação

Como pode ser que em plenos anos 2010s, com tanta tecnologia ao alcance das mãos, mídias sociais por todos os lados, as pessoas ainda caem em golpes? Parece estranho, mas esse tipo de coisa acontece com mais frequência do que costumamos imaginar. Ao estilo de filmes como Prenda-me se for capaz e o filme brasileiro VIPs, o Golpista do Tinder conta uma história inacreditável em que mulheres em série são enganadas para financiar um luxuoso estilo de vida de um golpista de primeira. Mais do que mostrar como ainda é possível ser enganado, esse documentário faz perceber que as vidas de muitos de nós, apesar de mais social do que nunca, ainda tem muitas fissuras.

O documentário começa com a história de Cecilie Fjellhoy, uma norueguesa que vive na Inglaterra e que há anos utiliza o Tinder para conhecer gente nova e estabelecer relacionamentos. Até aí, nada de mais. A coisa fica interessante quando vemos essa jovem de 29 anos contar a história de como conheceu um suposto empresário israelense filho de bilionário chamado Simon Leviev. De início, parece a linda história do romance de um casal que se conheceu pela internet. Aos poucos, Simon foi ganhando a confiança de Cecilie, e logo eles começaram a namorar.

Conforme o documentário avança, ficamos sabendo que Simon é na verdade um golpista antigo e já condenado, cujo nome real é Shimon Hayut. Seu modus operandi é conhecido pela polícia de Israel: ele usa aplicativos de relacionamento para seduzir mulheres bem de vida e se apresenta como milionário. Para estabelecer confiança, ele banca jantares e viagens, e logo começa a namorar com a vítima. Mas, de repente, a coisa muda de figura. Simon diz que está em perigo e precisa muito da ajuda da nova namorada. Elas costumam contrair empréstimos enormes na promessa de serem recompensadas. Por meio de golpes como esse, estima-se que o falsário já conseguiu arrecadar mais de 10 milhões de dólares em diferentes países da Europa.

A lista de artigos e serviços luxuosos é de espantar – iates, hoteis 5 estrelas, jato particular. Mas o melhor é quando o documentário ganha ares de ação e começa a seguir os passos de Shimon, que não para de fazer vítimas. Para pegá-lo, o maior jornal da Noruega faz parceria com polícias locais e diferentes vítimas, que passam a colaborar entre si para finalmente dar o troco no falsário. Por fim, Shimon é preso numa viagem à Grécia. Infelizmente, esse não é um final feliz. Logo ficamos sabendo que ele esteve preso apenas 5 meses em Israel, e já se encontra solto para aplicar novos golpes. Sem dúvida, uma história de amor nada feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.