“O Bombardeio” estreia no Brasil, e pode surpreender
Em um timing um tanto quanto curioso, a Netflix estreia no dia 9 de março o filme dinamarquês “O Bombardeio”, no título original The Shadow in my Eye. Como já ocorreu anteriormente com filmes que estrearam antes no cinema, a Netflix decidiu batizar a produção com outro nome, “O Bombardeio”. Um dos motivos pode ser a semelhança do título original com outras produções disponíveis na plataforma.
A produção, que foi lançada originalmente nos cinemas da Dinamarca em outubro de 2021, alcançará novo público a partir de março, incluindo além do Brasil regiões como Estados Unidos e Reino Unido. O filme trata de bombardeios ocorridos no país escandinavo durante a Segunda Guerra Mundial e é dirigido pelo renomado diretor Ole Bornedal, conhecido por obras como Nightwatch e Deliver Us From Evil. No elenco estão alguns atores que ficaram conhecidos nos últimos anos em séries de sucesso como Viking ou Coração Silencioso, como Alex Høgh Andersen, Danica Curcic e Susse Wolt, entre outros.
O filme conta a história de alguns residentes de Copenhague durante a segunda guerra, quando um bombardeio atinge acidentalmente uma escola de crianças. Trata-se do famoso incidente de 21 de março de 1945, em que houve 120 fatalidades, entre os quais 86 crianças. O filme, no entanto, vai muito além dos números e consegue contar a comovedora história de uma tragédia sob a perspectiva de crianças que viveram o incidente na escola, além de enfermeiras e soldados que faziam proteção do local.
Em tempos tão incertos, um filme sobre guerra talvez não seja tão atrativo num primeiro momento. Apesar disso, o lançamento de “O Bombardeio” traz algumas mensagens importantes. Como vemos nos dias de hoje, na luta pela paz, na maior parte das vezes, são civis e inocentes aqueles que precisam pagar o preço mais alto.