Conheça Midnight Gospel, uma série estranhamente filosófica

Fonte: divulgação

O personagem Clancy, protagonista desta série de animação da Netflix, não costuma ficar muito tempo no mesmo lugar. Em seu universo particular, ele viaja pra apresentar uma espécie de podcast no espaço – e nós, espectadores, viajamos com ele. Esta é a premissa de Midnight Gospel, série de animação para adultos que tem feito sucesso na plataforma desde 2020.

Na trama, Clancy tem um simulador que permite viajar até planetas alienígenas junto com seus entrevistados. Nessas viagem, ele aprende sobre cada um desses mundos particulares ao mesmo tempo que desvenda assuntos profundos em conversas com seus convidados. Os tópicos são os mais variados e costumam trazer grande carga filosófica. Os papos ajudam o personagem a se transformar e, em tese, se tornar alguém que aprende a lidar melhor com seus próprios problemas.

O formato da série, vamos combinar, não é nada comum: uma espécie de podcast animado em que a conversa tem mais importância do que a trama de aventura, altamente imaginativa, que assistimos em paralelo. Boa parte do tempo, inclusive, não há qualquer relação entre o que está sendo dito e o que se vê na tela. Ao contrário do que parece, porém, essa combinação funciona muito bem. Por essas e outras, Midnight Gospel faz parte do grupo de títulos bastante incomuns que a Netflix vem lançando nos últimos tempos.

O podcast que serviu de inspiração

A qualidade das conversas e a predominância do áudio nesta série não vem por acaso. De fato, eles são baseados num bem-sucedido podcast americano chamado The Duncan Trussel Family Hour, que conta com mais de 320 episódios até o momento e serviu de grande inspiração para esta série. Isso explica por que, quando o personagem Clancy viaja para diferentes planetas, o que está em jogo é menos a viagem em si e mais a ideia de bater um bom papo fora do convencional, ou seja, do nosso planeta de sempre.

Os temas das conversas, como é de se esperar de um podcast de sucesso tão longevo, são os mais variados possíveis. Os episódios são temáticos e podem tratar de espiritualidade, o sentido da vida ou mesmo uso de substâncias psicodélicas. Aí é que a combinação com imagens pode ficar absurda. No caso da psicodelia, por exemplo, a conversa acontece enquanto os personagens enfrentam uma espécie de apocalipse zumbi. Quando o assunto é morte, por exemplo, eles estão dentro de um bolso muito estranho por dentro, mas que tem aparência bastante simples do lado de fora. Além da inovação, essa distância entre imagem e som por vezes alcança momentos sublimes, e o formato tem atraído fãs fervorosos.

Vamos admitir: esta série esquisita pode não agradar todo mundo. Mas, para quem busca um papo profundo acompanhado de visuais excêntricos, Midnight Gospel é uma ótima opção. Ainda não há confirmações, mas espera-se que a segunda temporada da série seja anunciada em 2022. Assim esperamos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.