“Criada”, uma minissérie que está dando o que falar

Fonte: divulgação

Inspirada em um livro de memórias que se tornou um bestseller nos Estados Unidos,  intitulado “Maid: Hard Work, Low Pay, and a Mother’s Will to Survive”, em tradução livre: “Criada: trabalho duro, salário baixo e o desejo de uma mãe de sobreviver”, esta ótima minissérie começa quando a protagonista Alex, de 25 anos, foge de casa com sua filha no meio da noite com apenas 18 dólares no bolso. A personagem sofre perseguição do namorado abusivo, mas isso não a detém.

Em suma, o objetivo da protagonista é levar sua filha para um ambiente mais seguro. No início da saga, ela consegue uma vaga temporária para trabalhar com limpeza — daí vem o título, “Criada”. Mas ponto alto desta série é conseguir retratar muito bem as dificuldades enfrentadas por Alex, que são muitas: Ela vai encontrar um lugar seguro para dormir com a filha? Será que vai faltar gasolina? Ela vai conseguir chegar no trabalho na hora?

À medida que a trama vai se desenrolando, as questões vão mudando, mas os níveis de stress enfrentados por Alex são os mesmos. A não ser na altura do quinto episódio,  um dos mais destacados da temporada, quando a personagem, depois de limpar uma casa que não conhecia, embarca num verdadeiro thriller de terror. De arrepiar!

Em muitos outros aspectos, a minissérie consegue convencer e conquistar. Uma curiosidade: a protagonista é interpretada por Margaret Qualley e por sua mãe na vida real, Andie MacDowell. Outro ponto a favor da série é a duração e conexão entre os 10 episódios. Cada um deles consegue impactar, mas sem escorregar no melodrama. Além disso, o cenário e as paisagens são muito belos. A série se passa no estado de Washington, mas as filmagens foram feitas em British Columbia.

A pergunta que intriga os fãs da série não poderia ser mais natural: haverá segunda temporada? A princípio, a minissérie foi pensada para durar apenas uma temporada. De fato, levando em consideração a trama principal, a história não deixa muitas perguntas em aberto depois do último episódio. Mas, como sabemos, é comum que a Netflix e outras produtoras criem sequências quando uma produção supera as expectativas. Este é o caso, por exemplo, da série Big Little Lies. Será esse também o caso de Criada? Esperamos que sim!

2021 | Colin McKenna | 10 episódios

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.