Wild Wild Country, a fascinante história de um culto

Fonte: divulgação

Disponível na Netflix, a minissérie documental Wild Wild Country retrata um movimento de fanáticos geralmente classificado como culto ao mestre. Esse movimento existiu de verdade, e foi liderado por Bhagwan Shree Rajneesh, também conhecido como Osho. Nascido na Índia, Osho dedicou sua vida a levar suas crenças a todos os cantos do globo. No coração desta viciante minissérie está o confronto entre o grupo de Bhagwan e seu controverso projeto de criar um assentamento no estado do Oregon, nos EUA, com os moradores e autoridades do local, que tinham uma relação conflituosa com os novos moradores.

A força desta série está justamente em sua ambivalência. Os criadores desta produção raramente se posicionam de forma direta em relação a declarações dos protagonistas dessa história. De forma alternada, a minissérie está sempre tentando mostrar os dois lados da moeda. Ao longo da série, alguns dos sannyasins, que é como são chamados os seguidores de Osho, apresentam um desenvolvimento de personagem muito mais profundo e complexo do que os moradores mais antigos do lugar. Natural, uma vez que muitos deles passam por transformações que podem ser lidas como religiosas.

Mas a produção não mostra apenas o embate entre diferentes visões sobre o mundo e a moral. Com imagens da época filmadas em película e entrevistas mais recentes com os protagonistas, nela podemos ver outras camadas e estruturas que dizem respeito ao comportamento de sociedades como um todo, seja qual for a crença ou ideologia. O resultado dessa busca é revelador, e ajuda o espectador a ver os dois lados a partir de uma visão bastante crítica.

Dividida em seis episódios, a minissérie pode ser vista como um filme longo, daqueles que você tem vontade de assistir de uma vez só. Ao mesmo tempo, a série oferece muitos momentos de pausa e silêncios, que com certeza ajudam a refletir e interpretar com calma o desenrolar da história, que por muitas vezes é bastante complexo. Ao lado de questões religiosas, entram questões legais, disputas de terra e julgamentos. Sem dúvida uma série complexa e para assistir com atenção aos detalhes!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.